Translate

segunda-feira, 11 de junho de 2012


Títulos de Nobreza 
Quais os principais Títulos de Nobreza criados na Idade Média?

U
tiliza-se este substantivo para denominar um conjunto de indivíduos que gozam, devido à transmissão legal hereditária, de privilégios políticos e direitos superiores aos da maioria da população. O princípio de tudo está nas sociedades primitivas, quando os homens mais fortes e hábeis tornavam-se chefes de tribos ou clãs. Frequentemente havia um corpo de indivíduos que o apoiava e que adquiria prestígio em virtude do poder do chefe. Mais tarde essa casta especial transmitia aos seus descendentes os privilégios de que gozava. Em fase mais avançada da história, a riqueza ou a influência política muitas vezes permitia aos homens ganhar o estado de nobreza. Nas nações da moderna Europa, a nobreza teve origem na aristocracia feudal. A partir do século XI os nobres tomaram os nomes de seus domínios territoriais, de seus castelos ou de povoações sob seu domínio. Daí a partícula "de", para os franceses e portugueses, “di” para os italianos, “del” para os espanhóis e "Von ou Van" para os povos germânicos.


A segunda nobreza
A aristocracia ou segunda nobreza é definida como abaixo da grande nobreza. Nos séculos VIII à XI dividia-se em ricos-homens, fidalgos, cavaleiros e escudeiros.

Ricos-homens: os senhores mais poderosos, pois reuniam a fidalguia de nascimento, a autoridade e prestígio de cargos públicos mais elevados.

  A grande nobreza
Imperador é nominalmente um monarca e governante de um império ou qualquer outro estado imperial. Imperadores são geralmente reconhecidos como superiores aos reis em honra. Seu posto pode ser obtido por hereditariedade, ou por força, como num golpe de estado. No caso de haver uma imperatriz reinante, seu marido não recebe título de imperador, sendo chamado simplesmente de consorte. O título de imperador pode ter outras designações, em alemão Kaiser, nas cultura eslavas, especialmente na Rússia o termo usado é Czar, ambos derivam do título romano César.
Atualmente o único país que possui um imperador como chefe de estado é o Japão.


Conde vem do latim comes, comitis, que significa companheiro é um título nobiliárquico existente em muitas monarquias. Inicialmente, na Idade Média, era o senhor feudal, dono de um ou mais castelos e de terras denominadas Condado, mas posteriormente, a partir do século XIV,  o título foi utilizado apenas como grau de nobreza. Alguns pesquisadores afirmam que inicialmente era um título militar do Império Romano do Ocidente, associado à autoridade militar e civil, do cônsul, que, mais tarde, passou aos bárbaros germânicos especialmente, assim designando seus principais colaboradores e seus representantes.  A partir do século XIV, como a sociedade passou a organizar-se em países, os nobres que moravam em castelos foram pouco a pouco mudando-se para as cidades, mudando-se para palacetes urbanos, formando cortes de nobres. No século XVII, os Condes praticavam ofícios elitistas e alguns desses nobres detém propriedade rurais. Sendo que, na sua maioria, descendem da nobreza antiga. 








A lista completa de todos os títulos de Nobreza você encontra no meu livro - - Heráldica e os Sobrenomes, publicado no Agbook.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário