Translate

quarta-feira, 27 de junho de 2012


Triângulos Roxos
Perseguição religiosa
Qual é o motivo?

ACHA que pessoas deviam ser perseguidas por causa da sua religião? Provavelmente não — desde que elas não interfiram nos direitos de outros. Todavia, a perseguição religiosa tem uma longa história e ainda acontece. Por exemplo, muitas Testemunhas de Jeová na Europa e em outras partes do mundo foram freqüentemente privadas dos seus direitos e cruelmente maltratadas ao longo do século 20.
Durante esse tempo, as Testemunhas de Jeová sofreram perseguição brutal, sistemática e prolongada sob os dois grandes regimes totalitários da Europa. O que aprendemos da experiência das Testemunhas de Jeová sobre a perseguição religiosa? E o que podemos aprender do modo como reagiram ao sofrimento?

“Não fazem parte do mundo”

Os da família Kusserow (foto) foram privados da liberdade por não transigirem na sua fé.  
As Testemunhas de Jeová se esforçam para cumprir a lei, ser pacíficas e moralmente corretas. Não se opõem a governos, nem procuram entrar em conflito com eles. Não provocam perseguição, como se quisessem ser mártires. São cristãos politicamente neutros. Isto está em harmonia com as palavras de Jesus: “[Meus seguidores] não fazem parte do mundo, assim como eu não faço parte do mundo.” (João 17:16) A maioria dos governos reconhece a posição neutra das Testemunhas. Mas os governantes totalitários têm pouco respeito pelo requisito bíblico de que os cristãos não devem fazer parte do mundo.



“Os regimes totalitários não limitam suas atividades à política. Exigem a pessoa inteira.” Dr. Clemens Vollnhals

O motivo disso foi explicado numa conferência realizada na Universidade de Heidelberg, na Alemanha, em novembro de 2000. O tema da conferência foi: “Repressão e defesa dos próprios direitos: as Testemunhas de Jeová sob as ditaduras nacional-socialista e comunista”. O Dr. Clemens Vollnhals (foto), do Instituto Hannah-Arendt de Pesquisa do Totalitarismo, observou: “Os regimes totalitários não limitam suas atividades à política. Exigem a pessoa inteira.”
As Testemunhas que vivem sob ditaduras totalitárias verificam que as exigências do Estado e os requisitos da fé que elas têm às vezes se conflitam. O que elas têm feito quando enfrentam tais conflitos? Historicamente, as Testemunhas de Jeová têm praticado na sua vida o princípio expresso pelos discípulos de Jesus Cristo: “Temos de obedecer a Deus como governante antes que aos homens.”  Atos5:29.


Johannes Harms (foto) foi executado numa prisão nazista por causa das suas crenças
Milhares de Testemunhas de Jeová mantiveram lealmente a sua fé e permaneceram neutras nos assuntos políticos, mesmo apesar da mais cruel perseguição. Como conseguiram perseverar? De onde obtiveram a força para isso? Que elas mesmas dêem a resposta. E vejamos o que todos nós, Testemunhas de Jeová ou não, podemos aprender da experiência delas.

Que algo similar ao Holocausto Nazista não surja novamente. Foi o período mais negro e abominável da história humana. Talvez somente a Inquisição Católica dos séculos XVI a XVIII tenha um nível similar de crueldade e perseguição, especialmente aos judeus e supostos "hereges" - Claudio Campacci. 

Fonte da matéria: Watchtower.org

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe aqui seu comentário